VII SEMINÁRIO EDUCAÇÃO DOS CORPOS, CULTURAS, HISTÓRIA



VII SEMINÁRIO EDUCAÇÃO DOS CORPOS, CULTURAS, HISTÓRIA (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL A TEORIA CRÍTICA HOJE)
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
Realização: Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea


Trata-se de evento científico e formativo, que na forma de conferências com debatedores pretende discutir aspectos do contemporâneo que interessem à Educação, pensada como Formação (Bildung), em sentido amplo, com foco em temas que tangenciam o corpo, a cultura, a história do presente. Temos como horizonte a reflexão legada e o potencial da Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt, no duplo movimento que simultaneamente consolida e ultrapassa o plano disciplinar: o da investigação conceitual dessa tradição, movimento que tem trazido questões sempre novas a partir do esforço coletivo de muitos pesquisadores ao redor do mundo; o da iluminação de desafios contemporâneos para a Educação, procurando colaborar para a consecução de uma Teoria Crítica do presente para este campo.

PROGRAMAÇÃO


17.10.2016
18 horas: Abertura a cargo de Alexandre Fernandez Vaz (UFSC/CNPq).
18:30 horas: Conferência de abertura a cargo de José Antonio Zamora (CESICMadrid) – Teoria Crítica da Cultura, hoje. Coordenadora: Franciele Bete Petry (UFSC). Debatedor: Amaro José Fleck (UFLA).

18.10.2016
18:30 horas: Conferência de Emiliano Gambarotta (CONICET, Argentina) – Dialética e Reflexividade: para uma sociologia crítica da cultura. Coordenador: Jaison José Bassani (UFSC). Debatedor: Amaro José Fleck (UFLA).

19.10.2016
18:30 horas: Conferência Jordi Maiso (Universidade Complutense de Madrid) – Teoria Crítica, Psicanálise, Formação. Coordenadora: Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ). Debatedora: Vanessa Cunha Prado D’Afonseca (UNICAMP).

20.10.2016
18:30 horas: Conferência de Franciele Bete Petry – É possível resistir? Considerações sobre a crítica da razão em Max Horkheimer (UFSC) – Imagem, política, formação. Coordenador: Jaison José Bassani (UFSC/CNPq). Debatedor: Jordi Maiso (Universidade Complutense de Madrid).

21.10.2016
9 horas: Conferência de encerramento a cargo de Eduardo Lautaro Galak (CONICET, Argentina) – Distâncias: sinfonia estética e política. Coordenador: Alexandre Fernandez Vaz (UFSC). Debatedora: Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ).
14 horas: Reunião geral de avaliação.

Nenhum comentário: