domingo, 22 de agosto de 2010

Oficina de análise de fontes: Documentos e fontes históricas e o ofício do historiador

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira – UFPR

Ementa:
A atividade pretende discutir o estatuto de documento e fonte histórica, de modo a contribuir para a formação de jovens pesquisadores interessados na pesquisa de corte histórico e historiográfico. Noção de documento como legado do passado e de fontes históricas como construções do historiador. Diálogo e lógica histórica. Evidência e indícios. Reconhecimento de três possibilidades heurísiticas: a história social inglesa, a histórica cultural francesa e a micro-história italiana.

Data: quinta feira, 26 de agosto de 2010, das 13h às 15h e sexta feira, 27 de agosto de 2010, das 13h às 15h.

Programa de leituras:
GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: ____. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: ____. História e memória. Campinas: Unicamp, 1995.

THOMPSON, Edward. A lógica histórica. In: ____. A miséria da Teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

 (Na segunda feira, no período da tarde, os textos estarão disponíveis no xerox do Centro de Convenções/UFSC - "Elefante Branco". A pasta será em nome da oficina e do professor Marcus)
Dinâmica:
  1. leitura prévia dos textos pelos participantes;
  2. discussão dos textos a partir de problemas concretos de pesquisa;
  3. exploração de diferentes documentos trazidos pelos participantes.

Observação: os participantes devem trazer algum tipo de material que considerem pertinente para a discussão sobre fontes/documentos históricos.

Nenhum comentário: