Acaba de ser publicado na Revista Pro-posições artigo escrito por Jaison Bassani e Alexandre Vaz " Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola.
Neste volume o tema é "Dissiê: Histórias e sentidos da leitura para professores em formação" e conta ainda com um texto da Carmen Soares e orientando
Fica a dica para leitura!!!!
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-730720110001&lng=pt&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-730720110001&lng=pt&nrm=iso
Abaixo os resumos dos textos indicados:
BASSANI, Jaison José e VAZ, Alexandre Fernandez. Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola. Pro-Posições [online]. 2011, vol.22, n.1, pp. 151-165.
A partir das contribuições da Teoria Crítica da Sociedade, de Theodor W. Adorno, o presente trabalho dedica-se a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e suas expressões, em especial no que se refere a dois de seus motivos originais: a questão da mimesis e a da rememoração da natureza no sujeito. Como resultado, destaca-se a posição dialética que o corpo ocupa no processo de esquecimento e denegação da natureza no sujeito, na medida em que, se a ideia de natureza e da memória do sujeito em relação a ela é expressão de uma subjetividade incerta e petrificada, por outro lado, no entanto, a partir da valorização do comportamento mimético no âmbito das práticas corporais, constitui-se a possibilidade de resistência aos imperativos da racionalidade instrumental.
Palavras-chave : educação do corpo; rememoração da natureza; mimesis.
DALBEN, André e SOARES, Carmen Lúcia. Uma educação pela natureza:vida ao ar livre e métodos terapêuticos nas colônias de férias infantis do Estado de São Paulo (1940). Pro-Posições [online]. 2011, vol.22, n.1, pp. 167-182.
A montanha e o litoral afirmam-se no imaginário urbano paulista da década de 1940 como propícios locais para a instalação de colônias de férias infantis. O clima, a altitude, a água e o sol, são elementos naturais próprios dessas localidades, considerados cientificamente como instrumentos capazes de revigorar as fragilidades orgânicas das crianças que tiveram a sua saúde deteriorada pelos agitados ritmos e artifícios oriundos da vida urbana. Organizam-se, assim, nessas instituições extraescolares, procedimentos médico-educativos para as férias infantis, transformando-as em tempo destinado à educação e ao fortalecimento do corpo. O artigo tem por objetivo estudar essa educação do corpo realizada nas colônias de férias infantis que, ao privilegiar a natureza e seus elementos, afirma e desenha comportamentos e formas de uma vida higiênica para a cidade e seus moradores.
Palavras-chave : colônias de férias infantis; natureza; cidade; educação do corpo; história.
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