quinta-feira, 26 de maio de 2011

Reformas Educacionais As manifestações da Escola Nova no Brasil (1920 a 1946)


Sinopse

O livro que ora apresentamos envolve 27 pesquisadores, responsáveis por 23 capítulos que abordam 21 reformas educativas e dois inquéritos sobre educação, acontecidos nas décadas de 1920 a 1940. [...] Cada autor teve liberdade de estruturar sua escrita e selecionar os tópicos a privilegiar. [...] Em complemento às análises aqui reunidas, incluímos, como Apêndice, o texto integral do Manifesto dos Pioneiros, antecedido de uma breve apresentação. Remissões a essa carta-monumento/memória apareceram em diversos dos capítulos do livro [...]. A publicação deste livro [visa] ainda [...] permitir que sua leitura indicie os modos como a pesquisa em história da educação vem percebendo os anos de 1920 a 1940, vislumbrando homogeneidade e descontinuidade nos projetos de reforma, visitando a composição de redes de solidariedade, descortinando tensões, enfim, construindo inteligibilidades para o passado da escola pública no Brasil”.


Veja o Indice completo deste Livro.

Apresentação | Maria Elisabeth Blanck Miguel, Diana Gonçalves Vidal e José Carlos Souza Araujo

A Reforma Sampaio Dória, política e pedagogia: problematizando uma tradição interpretativa | Marta Maria Chagas de Carvalho


A Reforma da Instrução Pública de 1922 no Ceará: impacto sobre Lourenço Filho, a Escola Normal e a elite ilustrada| Maria Juraci Maia Cavalcante


A Reforma Carneiro Leão no Distrito Federal (1922-1926) | André Luiz Paulilo


A instrução pública na Bahia 1924-1928: Anísio Teixeira | Lucia Maria da Franca Rocha


Viagens, associação e inspeção: a Escola Nova em Sergipe | Jorge Carvalho do Nascimento e Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas


O Inquérito sobre a Instrução Pública (1926) e as disputas em torno da educação em São Paulo | Diana Gonçalves Vidal


A reforma da Escola Nova no Paraná: as atuações de Lysímaco Ferreira da Costa e de Erasmo Pilotto | Maria Elisabeth Blanck Miguel


A educação escolar citadina (Rio Grande do Norte, 1924-1927) | Marta Maria de Araújo


Reforma Francisco Campos: estratégias de formação de professores e modernização da escola mineira (1927-1930) | Maurilane de Souza Biccas


A Reforma Fernando de Azevedo e as Colmeias Laboriosas no Distrito Federal de 1927 a 1930 | Sônia Camara


A influência do ideário escolanovista na reforma da instrução pública de Mato Grosso – 1927 | Elizabeth Figueiredo de Sá e Nicanor Palhares Sá


O ideário escolanovista n’O Problema Universitário Brasileiro, Inquérito de 1928 | José Carlos Souza Araujo


A Reforma Carneiro Leão em Pernambuco | Maria Cristina de Albuquerque Araújo


A Reforma Escolanovista de Attilio Vivacqua no Espírito Santo | Cleonara Maria Schwartz e Regina Helena da Silva Simões


Lourenço Filho e a Reforma de 1931 (SP): o governo de professores... e de alunos | Cecília Hanna Mate


Modernidade pedagógica e política educacional: a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (1931-1935) | Clarice Nunes


A Escola Nova em xeque na reforma de Sud Mennucci (São Paulo – 1932): exaltação do trabalho dos professores brasileiros e ruralismo pedagógico | Paula Perin Vicentini e Rita de Cassia Gallego


Fernando de Azevedo e a reconstrução do sistema educacional do estado de São Paulo em 1933: sentidos e alcances de um projeto de reforma | Rosa Fátima de Souza


A Escola Nova no Rio Grande do Sul: eventos e atores em cena | Maria Helena Camara Bastos e Elomar Galegaro Tambara


José Baptista de Mello e a Reforma da Educação na Paraíba|Wojciech Andrzej Kulesza


Modernização do Estado e Reformas do Ensino: manifestações da Escola Nova em Santa Catarina | Ticiane Bombassaro e Vera Lucia Gaspar da Silva


Antonio F. de Almeida Junior e a administração da Diretoria do Ensino do estado de São Paulo (1935-1938) | Raquel Pereira Chainho Gandini


Os reflexos da Escola Nova no Maranhão | Diomar das Graças Motta


Apêndice | Diana Gonçalves Vidal


A Reconstrução Educacional no Brasil: ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova


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