Título: "TÉCNICA , DOR, FEMINILIDADE: EDUCAÇÃO DO CORPO NA GINÁSTICA RÍTMICA".
Titulação: Mestrado em Educação/UFSC
Linha: Sociologia e História da Educação
Data: 03/10/2011
Local: Sala 618/CED/UFSC às 14:30h.
Orientador: Alexandre Fernandez Vaz
Mestranda: Patrícia Luiza Bremer Boaventura
Banca Examinadora: Dr. Carmen Soares (Unicamp) ; Dr. Valter Bracht (UFES) ; Dr. Jaison Bassani (UFSC).
RESUMO
O esporte, fenômeno social e cultural, oferece uma variedade de reflexões e interlocuções significativas que sugerem uma educação do corpo. A construção dos corpos e suas formas expressam sentidos e significados que envolvem valores, preconceitos, posturas, discursos, normas e regras, reafirmados e incorporados por um conjunto de técnicas e recursos presentes na lógica do treinamento esportivo. Características singulares estão presentes nesse universo e é na Ginástica Rítmica (GR), esporte que produz e reproduz corpos femininos, que compreenderemos os aspectos relacionados ao corpo. Essa modalidade consiste em dinâmicas e ritmos específicos que surgiram de uma necessidade de movimentos para o sexo feminino. A partir de um registro etnográfico, foi realizado um trabalho de campo em 2008 e 2010 com uma equipe de Ginástica Rítmica da cidade de Timbó - SC, quando se observou a estrutura e a organização da instituição, os sistemas de treinamentos, as rotinas, os discursos e os ambientes de competições. Foram realizadas intervenções registradas em diário de campo e entrevistas com atletas e treinadoras. As análises apresentadas contribuem para um debate sobre os aspectos das pedagogias do corpo na Ginástica Rítmica, a incorporação e reprodução de discursos referentes ao corpo feminino, os contrapontos entre feminilidade e performance e a relação entre infância e tradição esportiva.
Palavras-chave: Educação do Corpo, Feminilidade, Ginástica Rítmica.
Titulação: Mestrado em Educação/UFSC
Linha: Sociologia e História da Educação
Data: 03/10/2011
Local: Sala 618/CED/UFSC às 14:30h.
Orientador: Alexandre Fernandez Vaz
Mestranda: Patrícia Luiza Bremer Boaventura
Banca Examinadora: Dr. Carmen Soares (Unicamp) ; Dr. Valter Bracht (UFES) ; Dr. Jaison Bassani (UFSC).
RESUMO
O esporte, fenômeno social e cultural, oferece uma variedade de reflexões e interlocuções significativas que sugerem uma educação do corpo. A construção dos corpos e suas formas expressam sentidos e significados que envolvem valores, preconceitos, posturas, discursos, normas e regras, reafirmados e incorporados por um conjunto de técnicas e recursos presentes na lógica do treinamento esportivo. Características singulares estão presentes nesse universo e é na Ginástica Rítmica (GR), esporte que produz e reproduz corpos femininos, que compreenderemos os aspectos relacionados ao corpo. Essa modalidade consiste em dinâmicas e ritmos específicos que surgiram de uma necessidade de movimentos para o sexo feminino. A partir de um registro etnográfico, foi realizado um trabalho de campo em 2008 e 2010 com uma equipe de Ginástica Rítmica da cidade de Timbó - SC, quando se observou a estrutura e a organização da instituição, os sistemas de treinamentos, as rotinas, os discursos e os ambientes de competições. Foram realizadas intervenções registradas em diário de campo e entrevistas com atletas e treinadoras. As análises apresentadas contribuem para um debate sobre os aspectos das pedagogias do corpo na Ginástica Rítmica, a incorporação e reprodução de discursos referentes ao corpo feminino, os contrapontos entre feminilidade e performance e a relação entre infância e tradição esportiva.
Palavras-chave: Educação do Corpo, Feminilidade, Ginástica Rítmica.
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