quarta-feira, 23 de maio de 2012

V Seminário EDUCS e II Seminário Internacional

Apresentação http://e-educs.blogspot.com.br/

O Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGE/ UNISUL através do Núcleo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Unisul/CNPq) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq) organizam o V Seminário EDUCS e II Seminário Internacional, com apoio da Rede Ibero- Americano de Investigação de Políticas Educacionais (RIAIPE) e financiamento da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa (FAPESC). O evento conta, também, com o apoio do Projeto de Pesquisa-Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região Sul de Santa Catarina (CAPES-OBEDUC-UNISUL). Este evento realizar-se-á nos dias 30 e 31 de Maio de 2012, na Universidade do Sul de Santa Catarina- Campus de Tubarão e abrange os seguintes temas: Literaturas Africanas, Gênero e Cidadania. A abertura do evento será realizada no dia 30 de Maio (Quarta-Feira) as 09h30 na Sala de Treinamento do Prédio Sede (Unisul-Tubarão).


EIXOS TEMÁTICOS

(1) ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA;

O eixo tem por objetivo refletir os processos de alfabetização com letramento no âmbito da formação inicial e continuada e do trabalho docente na perspectiva de possibilitar, a todos, a apropriação e a condição de fazer uso social da leitura e da escrita. Esta problemática pode ser abordada a partir de diferentes questões, como, por exemplo: formação do professor alfabetizador; políticas de formação continuada sobre alfabetização para os professores alfabetizadores; práticas de alfabetização efetivadas nas escolas.

(2) LITERATURAS E EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS DIÁLOGOS;

O eixo pretende acolher trabalhos que se debruçam sobre a literatura na interface com contexto da formação para a autonomia do sujeito. Esta problemática pode ser abordada, por exemplo, a partir do percurso formativo de personagens literários. Percurso este pode ser trilhado por diversos caminhos despojados das amarras educacionais, de um lado e, do outro, enraizados no contexto social com primazia na formação do sujeito. Em linhas gerais, este eixo busca estabelecer possíveis diálogos entre as literaturas e o campo da Educação (Formação).

(3) GÊNERO E EDUCAÇÃO;

Área que tem por objetivo o estudo sobre a perspectiva de gênero e suas articulações com os demais marcadores sociais como raça/etnia, classe social, geração, orientação sexual, entre outros. Temas de discussão:  Currículo e gênero/raça-etnia;   Docência e relações de gênero/raça-etnia; Educação, diversidade e orientação sexual; Formação de professores (as) e gênero/raça-etnia; Sexualidade e Educação básica; Desempenho escolar e relações de gênero/raça-etnia; Culturas escolares e gênero; Espaços não formais de educação e as relações de gênero/raça-etnia.

Nenhum comentário: