O GRUPO ESCOLAR VISCONDE DE GUARAPUAVA: ESCOTISMO E ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES CORPORAIS NO INTERIOR DO PARANÁ (1920-1930)
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a educação do corpo  praticada pelo escotismo no interior do Grupo Escolar Visconde de  Guarapuava, no período de 1920 e 1930. Utilizando-se de vários tipos de  fontes primárias, priorizamos os jornais publicados na cidade para  defender a seguinte hipótese: a conjugação da estrutura institucional do grupo escolar e das atividades escoteiras colaborou para a  escolarização das atividades corporais e para a divulgação de  modernidades pedagógicas no interior do Paraná. O texto foi dividido em  duas partes: na primeira levantamos variáveis históricas de grande  relevância para a história educacional de maneira geral: 1) o surgimento dos grupos escolares, 2) os debates sobre a educação física e 3) o  surgimento do escotismo. Na segunda parte, analisamos essas variáveis no contexto do Grupo Escolar Visconde de Guarapuava.
Palavras-chave: Instituições escolares; Grupos Escolares; Guarapuava; Escotismo; Educação Física; Corpo.
 
 
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