sábado, 29 de março de 2014


Aula de anatomia28/03/2014 | 18h41

Pela primeira vez em Santa Catarina, mostra internacional revela detalhes do corpo humano

Corpos expostos foram doados por chineses ainda em vida para fins didáticos e passaram por um processo chamado de plastinação, que chega a levar um ano para ser concluído

Pela primeira vez em Santa Catarina, mostra internacional revela detalhes do corpo humano Daniel Conzi/Agencia RBS
oto: Daniel Conzi / Agencia RBS
Uma viagem tridimensional pelo interior da máquina mais perfeita. Esse é o pano de fundo da exposição internacional O Fantástico Corpo Humano. A mostra traz pela primeira vez a Santa Catarina seus 12 corpos reais e abertos, além de 150 tipos de órgãos. A aula intensiva de anatomia segue até o dia 27 de abril, no Beiramar Shopping, no centro de Florianópolis, podendo ser prorrogada até 27 de maio. Ela já foi vista por mais de 20 milhões de pessoas em 40 países. No Brasil o acervo passou por 15 cidades e foi observado por 500 mil visitantes.

— O objetivo da exposição é levar as pessoas à reflexão ao mostrar que por dentro somos todos iguais. Também demonstra como é importante ter cuidado com a saúde — avalia Anamaria Lima Santos, produtora executiva da turnê no Brasil.

Os corpos expostos foram doados por chineses ainda em vida para fins didáticos e passaram por um processo chamado de plastinação, que chega a levar um ano para ser concluído. A técnica permite a tradução exata de todos os sistemas do corpo humano, que apenas passam por uma pintura para realçar algumas cores.

— É para um público de zero a cem anos. Há pessoas que ficam na mostra por 40 minutos, e outras, por três horas — conta Anamaria.

Para ela, as maiores dificuldades são locomover, montar e desmontar a exposição. Para transportar o material são necessárias três carretas. Além disso, é feita uma limpeza cuidadosa em todo o acervo. Outra medida para garantir a conservação é proibir que se toque nos corpos e órgãos expostos.

— A gente recebe muitas crianças. É preciso ficar de olho — brinca.

A árdua tarefa é compartilhada por nove monitores, que são da área da saúde e também auxiliam na hora de sanar dúvidas. Outra restrição diz respeito às fotos. Os apaixonados pela fotografia terão de reservar às palavras a difícil missão de descrever o interior de corpos humanos em posições cotidianas e órgãos vistos somente em livros de ciências.

Foto: Betina Humeres / Agência RBS 

Na terceira galeria, o apelo aos cuidados com a saúde ganha espaço. Ao lado de um pulmão sadio, o de um fumante e a urna para depositar cigarros com a inscrição: "Que tal deixar os seus cigarros nesta caixa e dizer 'eu parei'?". O homem jogando basquete se destaca pela precisão e detalhes.

 
Foto: Daniel Conzi/ Agência RBS

Anamaria Lima Santos, produtora executiva da turnê no Brasil, ressalta que a galeria voltada ao circuito cardiovascular impressiona. É quando uma associação improvável surge, afinal, as artérias mergulhadas em água destilada parecem obras de arte. A rede de artérias, veias e vasos capilares de 145 mil quilômetros que compõe o corpo humano aparece sob uma perspectiva única.

Foto: Betina Humeres / Agência RBS

Impossível retratar o corpo humano sem falar do início, de como todos os órgãos e sistemas se formaram. Fetos de nove a 12 semanas são usados para ilustrar e parecem bonecos de brinquedo.

Foto: Daniel Conzi / Agência RBS

Ao final, a última surpresa aparece em fatias. O corpo simula a tomografia computadorizada e lança olhar sobre o futuro, deixando um pedido: "Admire o ser humano".

Nenhum comentário: