sexta-feira, 2 de junho de 2017

Aprendendo Hóquei no Museu

Jogo entre Montreal Canadiens e Toronto Maple Leafs em 1938. Foto: Conrad Poirier.


A primeira vez que assisti uma partida de hóquei no gelo foi nos idos de 2003, numa ocasião em que estava no Canadá a trabalho. Não me lembro dos nomes das equipes, tampouco da importância da contenda. O “pouco caso” talvez se explique pelo frio que sentia na arena esbranquiçada e gélida: fui levado por um amigo canadense para vivenciar uma experiência de sua “paixão nacional” e, versado em futebol de campo do Brasil, não consegui entender e muito menos apreciar àquele jogo. Sem agasalho, o frio do local me congelava o cérebro e me impedia de compreender porque meu amigo tanto gritava e pulava. Mas a vida deu suas voltas e tive outras oportunidades de assistir à modalidade, em diferentes contextos e lugares. Assim como brasileiro pira no futebol de campo, o mesmo acontece com canadenses no hóquei sobre o gelo.


Nenhum comentário: