sábado, 26 de agosto de 2017

Universidade: experiência na sala de aula

Alexandre Fernandez Vaz

Depois de quase duas décadas em um departamento de metodologia de ensino, transferi-me há poucas semanas para um de fundamentos, ambos no Centro de Ciências da Educação da UFSC. O movimento tem algum significado pessoal e um conjunto de implicações profissionais. A principal dela é que passei a ser professor, pelo menos no presente semestre, de Filosofia da Educação para o curso de Pedagogia.
Fui lançado a duas situações novas. A primeira se refere à disciplina propriamente dita, que introduz a Filosofia como campo de conhecimento e modo particular de abordagem sobre seus objetos, dando também rumo à Educação como problema filosófico. Se as coisas acontecerem conforme o previsto, saímos de Platão e chegaremos a Montaigne, em variações temáticas ortodoxas, mas também inusitadas. A segunda é ser professor da primeira fase do curso, encontrando alunos e alunas que, em maioria, recém completaram o ensino médio

Nenhum comentário: