Parabéns aos autores e boa leitura!
SOBRE "O CORPO": UM ESTUDO A PARTIR DA
ONTOLOGIA SARTREANA
Lara
Beatriz Fuck, Pedro Bertolino da Silva, Alexandre Fernandez Vaz
Resumo: Neste artigo apresentamos
a compreensão ontológica de Jean Paul Sartre sobre o fenômeno Corpo, de sua
obra O Ser e o Nada, terceira parte, capítulo II. Paralelamente expomos a
aplicação desta compreensão na prática médica e psicológica de Dr. Jan Hendrik
van den Berg em sua obra Paciente Psiquiátrico, Esboço de Psicopatologia
Fenomenológica. Assim abordamos as três dimensões ontológicas do corpo: 1) o
corpo como ser para si, ou corpo concreto, 2) o corpo para o outro, ou corpo
abstrato, 3) o corpo no plano de confronto perceptivo antropológico em que
ocorre a reciprocidade eu e outro. Ao expor estas três dimensões ontológicas
definidas por Sartre, tratamos do problema da relação corpo e consciência, a
implicação ontológica entre o homem e o mundo, e, em seu desdobramento, a
concepção da sensação, da dor e do prazer como ocorrências contingentes e não
meramente subjetivas. Em seguida, o problema da percepção antropológica do
corpo: a percepção do corpo em situação de reciprocidade (eu-outro) e a
percepção da ausência do corpo-sujeito. Por fim, indicamos como essa compreensão
sobre o Corpo pode permitir a superação do dualismo corpo/mente, corpo/alma,
corpo/pensamento, e a primazia do pensamento sobre o corpo, bem como do corpo
sobre o pensamento.
Palavras-chave: Sartre, J. P.. O Ser e o
Nada. Corpo. Consciência. Sensação. Personalidade. Van den Berg.
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EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E EPISTEMOLOGIA: UMA LEITURA
COM O FILÓSOFO JOSÉ NUNES GIL
Felipe
Quintão de Almeida
Resumo: Pesquisa teórica que investiga as relações entre
corpo e epistemologia. Analisa a obra do filósofo português José Nunes Gil,
para quem o corpo encerra a capacidade de influenciar a linguagem e as
estruturas racionais que usamos para compreender o mundo. Discute três sentidos
de corpo em seu trabalho. Extrai implicações desses significados para a
atividade epistemológica em Educação Física, em especial, o “dilema
culturalista” das perspectivas críticas da área.
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