quinta-feira, 12 de julho de 2012

Atos de Pesquisa em Educação

Publicados na revista Atos de Pesquisa em Educação dois texto de autoria de membros do Núcleo.
Parabéns aos autores e boa leitura!


SOBRE "O CORPO": UM ESTUDO A PARTIR DA ONTOLOGIA SARTREANA
Lara Beatriz Fuck, Pedro Bertolino da Silva, Alexandre Fernandez Vaz

Resumo: Neste artigo apresentamos a compreensão ontológica de Jean Paul Sartre sobre o fenômeno Corpo, de sua obra O Ser e o Nada, terceira parte, capítulo II. Paralelamente expomos a aplicação desta compreensão na prática médica e psicológica de Dr. Jan Hendrik van den Berg em sua obra Paciente Psiquiátrico, Esboço de Psicopatologia Fenomenológica. Assim abordamos as três dimensões ontológicas do corpo: 1) o corpo como ser para si, ou corpo concreto, 2) o corpo para o outro, ou corpo abstrato, 3) o corpo no plano de confronto perceptivo antropológico em que ocorre a reciprocidade eu e outro. Ao expor estas três dimensões ontológicas definidas por Sartre, tratamos do problema da relação corpo e consciência, a implicação ontológica entre o homem e o mundo, e, em seu desdobramento, a concepção da sensação, da dor e do prazer como ocorrências contingentes e não meramente subjetivas. Em seguida, o problema da percepção antropológica do corpo: a percepção do corpo em situação de reciprocidade (eu-outro) e a percepção da ausência do corpo-sujeito. Por fim, indicamos como essa compreensão sobre o Corpo pode permitir a superação do dualismo corpo/mente, corpo/alma, corpo/pensamento, e a primazia do pensamento sobre o corpo, bem como do corpo sobre o pensamento.
Palavras-chave: Sartre, J. P.. O Ser e o Nada. Corpo. Consciência. Sensação. Personalidade. Van den Berg.
Texto completo: PDF


EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E EPISTEMOLOGIA: UMA LEITURA COM O FILÓSOFO JOSÉ NUNES GIL
Felipe Quintão de Almeida

Resumo: Pesquisa teórica que investiga as relações entre corpo e epistemologia. Analisa a obra do filósofo português José Nunes Gil, para quem o corpo encerra a capacidade de influenciar a linguagem e as estruturas racionais que usamos para compreender o mundo. Discute três sentidos de corpo em seu trabalho. Extrai implicações desses significados para a atividade epistemológica em Educação Física, em especial, o “dilema culturalista” das perspectivas críticas da área.
Palavras-chave: Corpo. Epistemologia. Linguagem. Educação Física.
Texto completo: PDF

Nenhum comentário: