segunda-feira, 22 de setembro de 2014

V Seminário Educação dos Corpos, Culturas, História (IV Seminário Internacional A Teoria Crítica Hoje)


V Seminário Educação dos Corpos, Culturas, História - 07-10 de outubro, Mini-auditório CFH
Financiamento FAPESC
Apoio: PPGICH, PPGE/UFSC
Realização: Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea


Trata-se de evento científico e formativo, que na forma de mesas, conferências e reuniões de trabalho pretende discutir a relação entre educação dos corpos, história e culturas, em vinculação com os temas da experiência, da linguagem e da imagem enquanto possibilidade de rememoração e de reativação de um pensamento que não renuncia a sensibilidade e a imaginação e que se contrapõe ao caráter acabado de um conhecimento que só pode se expressar em termos pragmáticos, abreviados ou meramente informativos. O foco central do evento deste ano é a obra de Michel Foucault, cujos 30 anos da morte se completam neste 2014 e cuja obra vem sendo tema de crescente interesse. Contamos com a presença de pesquisadores de renome, nas mesas, coordenação e organização: Alexandre Fernandez Vaz (UFSC, bolsista PQ CNPq), Norberto Dallabrida (UDES, bolsista PQ CNPq), Divino José da Silva (UNESP/Presidente Prudente), Edgardo Castro (Universidad Nacional de San Martín CONICET/Argentina), María Mercedes Ruvitoso (CONICET/Argentina), Raumar Rodriguez Gimenez (Universidad de La República, Uruguai), Wagner Xavier Camargo (Universidade Federal de São Carlos), Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ), Vanessa da Cunha Prado D.Afonseca (Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea sede São Paulo), Ana Cristina Richter (Bolsista posdoc CNPq), Ileana Wenetz (Bolsista posdoc CNPq)

Objetivo geral
Apresentar e discutir aspectos da relação entre educação dos corpos, culturas e história, com ênfase em grandes pensadores contemporâneos (Foucault, Benjamin, Lacan, Agamben), pensados a partir de uma Teoria Crítica da Sociedade.


07.10.2014 -  17:30 horas 
Abertura do evento: Alexandre Fernandez Vaz

07.10.2014 - 18:00 horas 
Palestra de abertura: Michel Foucault, 30 anos depois de sua morte: atualidade e crítica iluminista (Edgardo José Manuel Castro, CONICET, Argentina). Debatedor: Alexandre Fernandez Vaz (UFSC/CNPq). Lançamento do livro Introdução a Foucault, de Edgardo Castro (Autêntica, 2014)

08.10.2014 - 18:00 horas 
Palestra: Da educação do olhar: Sade entre Lacan, Pasolini e Horkhemer e Adorno (Vanessa Cunha Prado D Afonseca, Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea/sede São Paulo). Coordenador: Divino José da Silva (UNESP-Presidente Prudente/PPGE/UFSC). Debatedor: Raumar Rodríguez Giménez (UdeLAR, Uruguai, DICH-UFSC).

09.10.2014 - 18:00 Horas 
Palestra: Da imagem: estética e política: a propósito de Agamben e Benjamin. (María Mercedes Ruvitoso, CONICET, Argentina) Coordenadora: Ana Cristina Richter (UFSC/CNPq). Debatedora: Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ).

10.10.2014 - 9:00 horas 
Palestra: Entre ensinar e transmitir (Luis Beahres, UdeLAR, Uruguai). Coordenador: Cecilia Seré Quintero (UdeLAR, Uruguai, DICH-UFSC). Debatedor: Wagner Xavier Camargo.


Mais informações podem ser obtidas em  http://nucleodeestudosepesquisas.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Gostaria de saber quando e aonde sairá o certificado de participação como ouvinte deste evento?

Grata,
Aline