terça-feira, 28 de outubro de 2014

NOTÍCIAS DA UFSC: PIBIC EM

Na última sexta-feira, 24 de outubro os bolsistas de Pibic-Ensino Médio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade  Contemporânea apresentaram suas pesquisas para a comunidade universitária. Dentre os trabalhos apresentados na forma oral e também em pôster, a pesquisa do aluno Leonardo Costa Rankel, foi destaque. Parabenizamos o estudante, a professora Maria do Socorro F dos Santos que co-orientou o jovem pesquisador e da mesma forma a professora Veronica  Werle e André Costa que seguem na tarefa prazerosa de trabalhar com nossos jovens pesquisadores.

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: sonho de voar faz estudante colocar os pés no chão
EMail
Facebook Twitter
PDF
Publicado em 24/10/2014 às 20:03

Leonardo da Costa Rankel sonha em ser piloto - Foto Henrique Almeida
Leonardo da Costa Rankel sonha em ser piloto – Foto Henrique Almeida
O estudante Leonardo da Costa Rankel, 18 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas, não usa meias palavras para descrever a importância do seu desejo de infância: “querer ser piloto de avião salvou a minha vida”, diz. Suas fotos de criança mostram-no sempre carregando aviõezinhos, nunca carrinhos, e os passeios preferidos eram quando o pai, suboficial da Aeronáutica, levava-o para a Base Aérea. Até perceber que talvez não estivesse no caminho da profissão com que sonhava. “Eu era… malandrinho. Comecei a me envolver ganguezinhas, pixava muro e tal e acabei reprovando na quinta série”, lembra.
Decidiu então concentrar-se nos estudos, principalmente de matemática e exatas, pois sabia que seriam fundamentais para conseguir cursar a Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica. Acabou gostando tanto que, se por acaso não conseguir ser piloto, pretende cursar Engenharia Mecânica. “Eu sei que é um vestibular difícil, mas também sei que posso. Não me acho mais inteligente que os outros, me acho determinado”, explica. Usa essa mesma tenacidade para aprender a tocar instrumentos musicais: tem uma banda e sua posição oficial é nos teclados, mas, se precisar, assume também a bateria. “Nunca tive aulas, não posso dizer que sei tocar de verdade, mas fui aprendendo na raça”, resume.
O projeto que ele apresentou tem tudo a ver com esse amor pela aviação: “Alvorecer da Aviação na Ilha de Santa Catarina” rememora a história da Base Aérea de Florianópolis nos anos entre 1900 e1950; fala do impacto que teve na então minúscula cidade, a utilização de aviões na Guerra do Contestado, os acordos com os Estados Unidos, a presença de pilotos estrangeiros e outros detalhes. “A população ficou perplexa diante da nova tecnologia”, explica, citando datas e informações sem ler no telão.
Conheça outros trabalhos:
Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

Um comentário:

myhuonglequyen disse...

Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

Giaonhan247 chuyên dịch vụ mua hộ hàng mỹ từ trang ebay vn cùng với dịch vụ mua hộ hàng mỹ về VN uy tín, giá rẻ.