quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Alexandre Fernandez Vaz por Sergio S. Giglio - Primeira Parte da Entrevista
Equipe Ludopédio

Depois de algumas tentativas finalmente conseguimos entrevistar o professor Alexandre Fernandez Vaz. Sua extensa agenda de compromissos o faz circular por diversas regiões do país e do exterior.  Do exterior Alexandre vai trazer seu olhar, especialmente, para o contexto alemão. Esta entrevista foi realizada em uma dessas viagens. Em Petrolina, Pernambuco, Alexandre separou uma tarde para conversar com o Ludopédio. A conversa durou mais de três horas e o resultado você pode ler aqui. Alexandre foi durante 10 anos editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). O futebol, além de o acompanhar desde a infância, já se tornou objeto de suas pesquisas. Além disso, desde agosto de 2017 tornou-se colunista do Ludopédio. Sua coluna Memórias do Futebol é publicada quinzenalmente aos sábados.


Foto: Sérgio Settani Giglio.



Quando o futebol começou a fazer parte de sua vida, quais suas lembranças e seu primeiro contato com esse esporte?

As duas primeiras lembranças que eu tenho sobre futebol são da Copa de 1974. Por conta do álbum de figurinhas por um lado e, por outro, de alguns detalhes, como, por exemplo, o fato de o Brasil precisar ganhar do Zaire na fase de qualificação. Eu era uma criança bem pequena ainda, e o Zaire – hoje novamente Congo – no álbum de figurinhas era uma seleção parecida com a do Brasil por causa do uniforme amarelo. O Brasil ganhou, e eu me lembro de meu pai falar que “precisávamos” vencer, e, depois, que “havíamos” conseguido com um gol de Jairzinho.


Nenhum comentário: